MILTON H. ERICKSON, M.D.

Biografia

Milton Hyland Erickson viveu de 1901 a 1980.  Médico, psiquiatra e psicólogo, nascido no dia 5 de dezembro, na cidade de Aurum, Nevada (EUA), até hoje é considerado uma das maiores autoridades mundiais em hipnose aplicada à psicoterapia e à medicina. Foi o criador da Hipnose Moderna Ética e Científica, e da Psicoterapia Breve Estratégica.

Se Freud foi o gênio da análise e Jung o gênio da síntese, Erickson foi o gênio da aplicação do conhecimento desses dois autores à clínica psicoterápica.

Segundo filho de onze irmãos, Milton Erickson contraiu aos 18 anos poliomielite tetraplégica. A partir daí, se interessou por métodos e técnicas terapêuticas que buscassem a auto superação humana. Graças ao seu trabalho, a hipnoterapia foi incorporada como técnica psicoterápica a partir de 1956 nos Estados Unidos, e desde então, sua aplicação tem ajudado no alívio do sofrimento humano, substituindo a anestesia, controlando a dor, amenizando ansiedade e suprimindo traumas que possivelmente jamais seriam resolvidos por outros meios.

Milton Erickson foi casado com a psicóloga Elizabeth Moore Erickson, com a qual teve 8 filhos. Entre eles, Betty Alice e Roxanna, que até hoje trabalham junto ao Board of Directors da fundação criada em homenagem ao pai no ano de sua morte.

Em 1960, Milton Erickson fundou a American Society of Clinical Hypnosis, onde ministrava cursos sobre o tema. Nessas aulas, Erickson ensinava a hipnose clássica, mas no entanto, já disseminava algumas de suas idéias inovadoras.

A aceitação e identificação automática com as suas abordagens eram tantas que logo seus primeiros discípulos médicos e psicólogos, o estimularam a divulgar ainda mais o seu trabalho. Com o incentivo, Erickson passou a publicar livros e artigos sobre seus próprios pensamentos a respeito da hipnoterapia. Com ajuda de alguns discípulos, em seguida a produção ultrapassaria três centenas de publicações entre 1950 e 1980. Hoje alcança quase um milhar incluindo publicações dos discípulos de 4ª e 5ª geração.

Em 1980, Milton Erickson faleceu, mas sua contribuição para área da saúde fora premiada. Os mesmos alunos que o incentivaram a publicar suas idéias fundaram, junto à família, a The Milton Erickson Foudantion, em Phoenix, Arizona (EUA). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que hoje conta com mais de cento e vinte filiais ao redor do mundo, ensinando e divulgando as abordagens Ericksonianas para áreas da saúde e da educação.

Fundação Milton H. Erickson

Para falar sobre o Instituto Milton H. Erickson Brasil Sul é fundamental que se apresente a The Milton H. Erickson Foundation, Inc., uma empresa com finalidade não-lucrativa criada para promover e desenvolver as contribuições do Dr. Milton H. Erickson às ciências da saúde.

Para isso a fundação patrocina Congressos, Workshops e seminários; edita um jornal (Neswsletter) e mantém um arquivo geral de memórias. Com o mesmo fim, criou uma editora e um acervo de fitas de vídeo, áudio e DVDs. A mesma fundação mantém uma rede de 130 Institutos, Centros de Estudos ou Sociedades distribuídos em 32 diferentes países.

Os principais eventos internacionais da Fundação: The Evolution of Psychoterapy, a cada cinco anos; Brief Therapy Conference, a cada três anos; Couples and Intimacy Conference, de três em três anos; The International Congress on Ericksonian Approaches to Hypnosis and Psychoterapy, também a cada triênio.

A diretoria atual da Fundação é presidida pelo Dr. Jeffrey K. Zeig. Há 25 anos, desde a morte de seu inspirador, está estabelecida em Phoenix, Arizona (EUA).